sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Cuidando bem das violetas...

Características gerais: é uma espécie florífera perene. As folhas, suculentas, podem ter formas e tonalidades diferentes, de acordo com variedade, mas em geral são verdes e em formato de coração, com a superfície aveludada. As flores podem se apresentar de diversas tonalidades e combinações de branco, rosa, salmão, azul e violeta. As formas também variam, podendo ser simples ou dobradas, de bordas lisas ou crespas.

Curiosidades: a espécie Saintpaulia ionantha (violeta africana) não é a violeta verdadeira (Viola odorata), que pertence à família VIOLACEAE.



Cultivo: Deve ser cultivada a meia-sombra, em substrato rico em matéria orgânica, bem drenável, com regas regulares. Não tolera frio e geadas. A temperatura ideal para seu cultivo situa-se entre 17ºC e 23ºC.

Desenvolve melhor em ambientes úmidos, pois as correntes de ar e as oscilações de temperatura impedem a floração. É uma planta de clima quente, com ciclo de produção de aproximadamente 32 semanas. Não tolera raios solares diretos. Quando adequadamente cultivada, floresce com abundância o ano todo

As regas devem ser feitas sempre que o substrato se apresentar seco. As violetas podem ser molhadas diretamente no substrato ou colocando água no pratinho. O acúmulo de água nas folhas ou a irrigação em excesso pode provocar o apodrecimento da planta. No inverno, para evitar queimaduras nas folhas, recomenda-se aquecer a água para molhar os vasos.

O maior pecado é molhar a copa e as folhas da violeta. Para que não apodreçam, o melhor é colocar água no pratinho. Cuidado, no entanto, para não afogá-las, já que respiram pelas raízes. No verão, molhe duas vezes por semana e no inverno, uma vez só. A cada mês, faça uma rega por cima, deixando que a água leve embora os sais minerais que concentram sobre o solo prejudicando-o.

A terra em que estiver plantada não deve ser encharcada, pois o excesso de água provoca o apodrecimento das raízes. As raízes das violetas são muito sensíveis, sendo importante que a terra usada no plantio seja uma mistura de boa qualidade, com boa aeração. Recomenda-se um pH em torno de 5,5 até 6,5.

O plantio das matrizes e mudas não deve ser muito profundo, pois isso provoca o apodrecimento da planta.

O melhor é fazer uma pequena cavidade com o dedo e introduzir uma folha sadia, sem enterrar. Essa folha será a matriz que irá originar as mudas. Quando isso começar a acontecer, torna-se necessário retirar a folha matriz para forçar o crescimento independente.


Uma violeta com boas condições irá florir por nove meses, e irá ” descansar” depois mais três meses, pois violetas dão um intervalo de florescimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário